Escolha uma Página

LAB NINJA BELO HORIZONTE 2018

O LAB NINJA de Belo Horizonte (MG) promove em setembro de 2018 uma semana de atividades voltadas à formação de novos midialivristas em uma programação voltada à juventude, periferia e midiativismo. As atividades serão realizadas entre os dias 08 e 15 de outubro de 2018 em diferente pontos da cidade de Belo Horizonte. Este edital faz parte do Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática, desenvolvido por ABONG, CAMP,  CESE e CFEMEA com apoio da União Europeia.

LAB NINJA é o laboratório de vivências e formação da Mídia NINJA. Ativistas, colunistas e colaboradores têm a oportunidade de apresentar e trocar com a rede suas experiências, conhecimentos e metodologias nas mais diversas áreas da comunicação. Sem notas, sem provas. É você e a experiência de fazer parte das oficinas, debates e cobertura colaborativa em Belo Horizonte, uma das cidades-sede da Mídia NINJA no Brasil.

As atividades são gratuitas e com vagas limitadas. Para participar, inscreva-se no formulário abaixo. As inscrições se encerram no dia 21 de setembro de 2018 à meia noite do horário de Brasília.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

a) Qualquer pessoa do Brasil, América Latina e de outros países com aptidão e abertura para as práticas coletivas e solidárias e com tempo livre para as atividades desta vivência, conforme programação divulgada.
b) Não é necessário fazer parte de algum coletivo da rede Fora do Eixo ou Mídia NINJA.
c) Não precisa de diploma universitário.
d) Menores de idade devem ter autorização dos pais.
e) Pessoas compromissadas com os Direitos Humanos e com valores em prol da igualdade racial, de gênero, social e outras.
f) Espírito colaborativo é essencial.

 

O QUE OFERECEMOS?

a) Experiência na área escolhida dentro do edital.
b) Módulos teóricos e práticos com corpo docente da Mídia NINJA/Fora do Eixo ou convidados sobre temas relacionados a este edital de vivência.
c) Hospedagem para moradores fora de Belo Horizonte (nossos quartos são coletivos).
d) Alimentação durante as atividades.
e) Orientação e acompanhamento da vivência.

 

PROGRAMAÇÃO

Oficina Narrativas Audiovisuais como Plataforma de Empoderamento
É necessário ressaltar a força que a produção audiovisual e as transmissões ao vivo tomaram como principal linguagem de produção e distribuição da Mídia NINJA. Os vídeos, feitos com equipamentos sofisticados ou celulares, foram a ferramenta mais eficaz para viralização de conteúdos noticiosos. Visto isso, entendemos o audiovisual como linguagem prioritária, sua difusão enquanto tecnologia é fundamental para o processo de democratização da comunicação, e como ferramenta básica de empoderamento da juventude periférica como cidadãos multimídia, autores de suas próprias causas e histórias.

Oficina Mídia e Mulher: o papel da comunicação pelos direitos sexuais e reprodutivos
A oficina busca trazer um contexto histórico sobre o papel das mídias para a construção da imagem da mulher, do feminino e do feminismo, trazendo a conjunção entre mídia e patriarcado no estabelecimento das relações sociais da atualidade. Desta forma, busca apresentar também as estratégias e ferramentas de empoderamento das mulheres e da pauta feminista por meio das novas tecnologias de comunicação, as experiências da contemporaneidade e os desafios vindouros.

Oficina Mídias Sociais Cidadãs
Esta oficina visa compartilhar as ferramentas e estratégias utilizadas pela Mídia NINJA para a difusão e distribuição de conteúdo nas mídias sociais e como os principais temas que dialogam com a luta pelo processo democrático na América Latina podem alcançar um público cada vez mais amplo.

Percurso: A Comunicação nos Movimentos Sociais
Neste percurso, os viventes serão levados a conhecer um importante movimento social em Belo Horizonte e ao final, participar de um debate com os convidados acima a fim de compartilhar conhecimentos sobre o papel das mídias para o terceiro setor especialmente os movimentos sociais da atualidade.

Percurso: A Comunicação na Periferia
Em mais um percurso, pretende-se levar os participantes a conhecerem um importante território da periferia de Belo Horizonte e travar um diálogo com convidados sobre o tema da comunicação de resistência que nasce nos ambientes marginalizados.

 

EM QUAL CIDADE SERÃO REALIZADAS AS ATIVIDADES?

Belo Horizonte

COMO SE INSCREVER?

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível neste site. As inscrições permanecerão abertas até o dia 21 de setembro deste ano.

 

O QUE É MÍDIA NINJA?

A Mídia NINJA foi fundada em 2013 e ganhou notoriedade durante as manifestações de junho que reuniram milhões nas ruas do Brasil. À ocasião realizou coberturas ao vivo de dentro dos protestos, com múltiplos pontos de vista invisíveis na mídia tradicional. Em 2016 foi uma das principais iniciativas de resistência na luta pelo fortalecimento da democracia em meio a instabilidade política. Hoje a rede engaja mais de 2 milhões de apoiadores e cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas com o suporte de casas coletivas pelo Brasil. Em 2013, ganhou o Shorty Awards for our Social Media Profile.

Saiba mais: midianinja.org

 

O QUE É O FORA DO EIXO?

Rede de cultura, comunicação e ativismo que conecta pessoas, coletivos, casas e redes em 26 estados do Brasil mais o DF e com parceiros em 15 países da América Latina. A rede atua sob os princípios da colaboração, da autonomia, do midialivrismo e do compartilhamento livre de conhecimentos. Em uma década de atuação fomentou a criação de dezenas de coletivos, casas coletivas e projetos no Brasil e em outros países, que por sua vez, impulsionaram o desenvolvimento de outras redes, tais como, a Rede Brasil de Festivais, a Universidade das Culturas, a Cultura de Red e a mais conhecida delas – a Mídia NINJA.

Saiba mais: foradoeixo.org.br

 

O QUE É A UNIVERSIDADE DAS CULTURAS?

A Universidade das Culturas é um conjunto de iniciativas que conecta pesquisadores, grupos, coletivos, universidades, pontos de cultura e agentes culturais. O objetivo é articular em rede projetos no campo da formação cultural. Para isso, a UniCult parte do entendimento de que existem diversas metodologias de formação, legíveis, autônomas e reconhecidas culturalmente, empíricas e teóricas, ancestrais e contemporâneas, urbanas e rurais, que vão além de uma concepção tradicional da escola baseada no confinamento e na fragmentação do conhecimento.

Saiba mais: unicult.org